Translate

17/11/2012

Saiba diferenciar: DoF e Bokeh

Ohh Meu Desu Coisa Cute Cute Ownn

Vocês Sabem Oque é DoF E Bokeh?E A Diferença Deles? Se Não Sabe Vamos Ver Neste Post Clique Em Leia Mais
-Bokeh é aquele fundo desfocado nas fotos né? Errado! 
Eu tenho visto -e lido- muita gente falando isso ultimamente (principalmente na blogosfera) e decidi trazer esse post justamente pra que as pessoas que cometiam esse erro percam essa ideologia errônea de que Bokeh é apenas aquele "fundo desfocado" que deixa as fotos mais bonitinhas.

Agora você deve estar se perguntando: -Se Bokeh não é o desfoque, como se chama o desfoque? E que diabos é Bokeh então? O fundo desfocado que muita gente se acostumou a chamar de Bokeh, nada mais é do que um DoF. a diferença entre os dois é bem grande! Vocês são perceber isso mais pra frente.

Tanto no DoF  quanto no Bokeh você tem um assunto ("objeto") em foco, e o resto em desfoque.

Esse desfoque acontece quando você usa um diafragma (o "buraquinho da lente") muito aberto pra focar um assunto, deixando assim, o resto em desfoque, ou seja, DoF. Exemplo:
Perceba que apenas o livro e uma parte do notebook estão dentro de foco, e o fundo está desfocado formando um DoF.
O diferencial do Bokeh é que ele torna formas puntiformes de luz (exemplo clássico: pisca-pisca de natal) em pequenas bolinhas ou hexágonos. Isso acontece porque o diafragma da lente é um furo redondo (em aberturas maiores, como f/1.8), então a forma puntiforme de luz pega o formato redondo (ou hexagonal em aberturas menores) do seu diafragma e “passa” pro sensor, registrando o desfoque. Exemplo: 

Note que as luzinhas da árvore de natal ao fundo formaram o Bokeh
Podemos entender que Bokeh é um estilo de DoF, ou seja, todo Bokeh é um DoF (porque o bokeh, além das bolinhas, apresenta desfoque também), mas o contrário não.
Vale lembrar que não é possível fazer Bokeh com câmeras compactas, apenas com semi profissionais e profissionais. Quanto ao DoF é possível e super fácil de fazer com compactas: É só colocar no modo close-up (florzinha), apertar o obturador até metade, esperar focar e pressionar o botão até o fim, e voilá, seu fundo desfocado está pronto!
Objetivas boas pra fazer DoF e Bokeh nas DSRL's são aquelas que tem o diafragma mais aberto. Por isso a 50mm f/1.8 (famosa cinquentinha) faz ambos de forma espetacular! Então se você tem uma DSRL vale a pena investir numa cinquenteeenha! haha

Mais fotos de Bokeh e DoF - tentem adivinhar qual dos dois desfoques é antes de ler a legenda :D  :
Bokeh! Olha as bolinhas lá atrás: elas foram formadas pelas luzinhas de um pisca-pisca :)
Apenas DoF
Bokeh de novo! 
DoF ;)
Bokeh <3

Creditos:

Xauu E Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não Ofenda Ninguem Aqui

- Deixe O Link Do Seu Blog Para Que Possa Ver E Se Gostar Eu Sigo

- Pode Deixar Qualquer Pergunta e ela vai ser respondida!

Agora Comenta,Vai *_*